Procedimentos Administrativos Sancionatórios da ANVISA – Avanços e Desafios Regulatórios

Procedimentos Administrativos Sancionatórios da ANVISA – Avanços e Desafios Regulatórios

A regulação sanitária no Brasil desempenha um papel central na promoção da saúde pública e na garantia da segurança de produtos e serviços. Com o objetivo de fortalecer esse sistema, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (“ANVISA”) iniciou uma revisão abrangente do Processo Administrativo Sancionatório (“PAS”), buscando torná-lo mais eficiente e eficaz.

Essa iniciativa foi motivada por apontamentos do Acórdão nº 732/2020, do Tribunal de Contas da União (“TCU”), que destacou falhas na tramitação desses processos e na aplicação de penalidades sanitárias, como a baixa celeridade processual e o reduzido índice de pagamento das multas aplicadas. De acordo com o referido Acórdão, a legislação sanitária em vigor, particularmente a Lei nº 6.437/77, mostrou-se “desatualizada e representa, em alguns casos, um obstáculo a que o PAS na Anvisa seja mais eficiente”.

Além disso, os processos administrativos ainda dependem de formatos físicos, o que compromete a agilidade e aumenta os custos operacionais. Esses fatores foram agravados pela falta de uniformidade nos critérios utilizados para autuação e julgamento.

A nova proposta de regulação, apresentada à sociedade por meio da Consulta Pública nº 1.297/2024, tem como objetivo modernizar o PAS e torná-lo mais eficiente e eficaz, de modo que se torne mais responsivo às demandas atuais. Entre as metas estabelecidas, destacam-se a criação de um marco normativo que harmonize os critérios de aplicação de penalidades, considerando o risco sanitário. A digitalização integral dos procedimentos e a regulamentação do PAS por meio de procedimento eletrônico são também pontos centrais, a fim de reduzir custos, otimizar recursos humanos e incorporar tecnologias avançadas, como inteligência artificial, para acelerar a análise e o julgamento dos casos.

A ANVISA propõe, também, critérios para a adoção de medidas cautelares e preventivas, como a aplicação de Termos de Ajustamento de Conduta (“TAC”), para infrações de baixo risco, desde que o infrator demonstre clara vontade e disponibilidade de recursos para sanar os eventuais impactos causados pela infração, de modo imediato, retornando à conduta esperada e regular. Essa abordagem busca substituir ações punitivas por iniciativas educativas e colaborativas, alinhadas a um modelo de regulação que prioriza resultados efetivos.

Complementarmente, a proposta de resolução sugere objetivamente que recursos interpostos contra medidas administrativas acautelatórias não admitem efeito suspensivo, conforme previsto no artigo 8º da minuta, regramento que já é assim hoje. O artigo 32, por sua vez, estabelece que os recursos contra decisões relacionadas à exigibilidade imediata de obrigações também não terão efeito suspensivo, dependendo da avaliação do risco sanitário envolvido, e tanto é uma novidade. Parece-nos que a minuta padece de uma disposição clara e objetiva a respeito do efeito suspensivo que, a contrário senso, permanece para os recursos em geral, ressalvadas aquelas exceções.

As medidas têm por expectativa a maior eficiência na condução dos processos administrativos e uma maior transparência nas decisões. A modernização do PAS promete não apenas otimizar o uso dos recursos públicos, mas também ampliar a confiança da sociedade nas ações regulatórias da ANVISA.

Para assegurar ampla participação social, a ANVISA definiu o prazo de 45 dias para as contribuições da sociedade. Esse período terá início em 20 de dezembro de 2024 e se encerrará em 3 de fevereiro de 2025, permitindo que cidadãos, entidades reguladas e demais interessados possam apresentar sugestões e comentários. A participação social nos parece fundamental para que a regulação encontre eco e adesão por parte do Setor Regulado.

Para consulta à proposta de resolução, os interessados podem acessar o documento completo por meio do link: https://anexosportal.datalegis.net/arquivos/1876020.pdf

Caso necessite de maiores informações, nosso time de Life Sciences estará à disposição.

Publicações Relacionadas

KVTS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.