POLÍTICA NACIONAL DE CIBERSEGURANÇA – DECRETO 11.856/2023

POLÍTICA NACIONAL DE CIBERSEGURANÇA – DECRETO 11.856/2023

Tendo em vista a importância e o interesse na proteção nacional contra ataques e invasões cibernéticas, ao final de dezembro de 2023, foi publicado pelo Presidente da República, o Decreto nº 11.856/2023 (“Decreto”), instituindo no Brasil, a Política Nacional de Cibersegurança (“CNCiber”) e criando o Comitê Nacional de Cibersegurança (“CNCiber”).

Proposto pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (“GSI/PR”), o Decreto atende a uma recomendação do Senado Federal, para a solução de falhas no setor apontadas ainda no ano de 2014 no âmbito da CPI de Espionagem Cibernética. Teve também como influência, a estratégia em matéria de cibersegurança da União Europeia, apresentada ao final de 2020, pela Comissão Europeia e a Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

Dentre seus princípios prevê, desde a soberania nacional – priorizando os interesses do país -, até a cooperação técnica internacional no setor.

Como objetivos da PNCiber o Decreto apresenta, dentre outros, o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias; o fortalecimento da segurança no ciberespaço, em especial para grupos vulneráveis; o combate a crimes cibernéticos; a promoção de medidas de proteção cibernética e gestão de riscos; o aumento da resiliência a incidentes e ataques cibernéticos; o desenvolvimento da educação, capacitação, pesquisa e inovação na área; e a implementação de regulatórios e de controle para a segurança nacional no setor.

Para o atingimento de tais objetivos, o Decreto aponta a Estratégia e o Plano Nacionais de Cibersegurança, bem como cria o CNCiber, com a finalidade de, dentre outros, acompanhar a implementação e a evolução da PNCiber. Este conselho será presidido pelo GSI/PR, contando dentre seus membros, com representantes de ministérios, do Banco Central do Brasil, da Anatel, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, da sociedade civil, instituições científicas e empresas relacionados ao setor.

O Decreto representa, enfim, em complemento à proteção trazida pela LGPD (esta em matéria de proteção de dados), um marco significativo e uma resposta institucional do país na questão da segurança cibernética e aos diversos desafios enfrentados neste campo.

O texto integral do Decreto pode ser acessado através do link: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11856.htm

Publicações Relacionadas

KVTS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.