PL 4258/2023: É O FIM DO JCP?

PL 4258/2023: É O FIM DO JCP?

No dia 31 de agosto, o Poder Executivo apresentou ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei nº 4258/23 (“PL”), que dispõe sobre a legislação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (“IRPJ”) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (“CSLL”).

 

De acordo com o PL, a partir de 1º de janeiro de 2024, ficará vedada a dedução dos juros sobre capital próprio (“JCP”) na apuração do lucro real e da base de cálculo da CSLL.

 

Os JCP são proventos pagos pelas empresas aos acionistas como forma de remunerar o capital investido. Esses juros são calculados sobre o valor do capital da sociedade e são tributados na fonte.

 

Atualmente, o pagamento de JCP é uma alternativa às distribuições de dividendos e pode ser utilizado como estratégia para otimizar a carga tributária, permitindo que as empresas deduzam os valores pagos da base de cálculo do IRPJ e CSLL.

 

Dentre as justificativas apresentada pelo governo para o PL estão (i) a suposta ineficácia da medida para direcionar a escolha do financiamento pelo capital próprio em detrimento do capital de terceiros; e (ii) o fato de que o JCP tem sido utilizado com o propósito exclusivo de redução da carga fiscal, implicando uma renúncia de receita tributária pelo estado.

 

Incialmente apresentado para tramitação em regime de urgência, a partir de 5 de setembro, o PL passou a seguir o trâmite regular aplicável aos projetos de lei, permitindo assim uma melhor discussão sobre o tema. Seguiremos acompanhando a tramitação da proposta e informaremos quaisquer novidades.


Publicações Relacionadas

KVTS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.