INFORME KGV | LIFE SCIENCES ABRIL 2019

INFORME KGV | LIFE SCIENCES ABRIL 2019

DESREGULAÇÃO DOS PREÇOS DE MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO

Beatriz M.A. Camargo Kestener, Rubens Granja, Natássia Misae Ueno, César Santos Borlina e Leonardo Barboni Rosa, Kestener Granja e Vieira Advogados

Em 20.3.2019, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) publicou a Resolução nº 2/2019, que torna isentos de precificação os medicamentos isentos de prescrição, fitoterápicos e anestésicos locais para fins odontológicos.

De acordo com a Resolução, a transferência do regime atual, que define que preços máximos de fábrica e ao consumidor são fixados pela CMED, para um regime de livre precificação pelo mercado, ocorrerá gradualmente.

Na primeira fase, apenas drogas fitoterápicas, homeopáticas e aquelas isentas de registro estarão isentas de regulação de preço (Comunicado CMED nº 4/2019). No futuro, a CMED poderá tornar isentos de precificação outros medicamentos.

“Reprodução autorizada pelos editores da publicação Practical Law. Para mais informações acesse o site www.practicallaw.com ou entre em contato pelo telefone +44 (0)20 7542 6664“. 

 

ANVISA PROPÕE SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTRO DE PRODUTOS BIOLÓGICOS DE MENOR COMPLEXIDADE

Beatriz M.A. Camargo Kestener, Rubens Granja, Natássia Misae Ueno, César Santos Borlina e Giovanna Pasquini Malfatti, Kestener Granja e Vieira Advogados

Em 29.3.2019, a Anvisa publicou a Consulta Pública nº 633/2019, para contribuições acerca do registro de produtos biológicos de menor complexidade.

Atualmente, o registro de medicamentos biológicos é regulado pela Resolução RDC nº 55/2010. Apesar de os procedimentos de registro estabelecidos nesta Resolução serem aplicáveis à maioria dos medicamentos biológicos, alguns são considerados excessivos para os “biológicos de baixa complexidade”, como, por exemplo, os suplementos de lactase e colagenase, biológicos desprovidos de complexidade estrutural molecular. A consulta pública propõe resolução que visa a simplificar o procedimento de registro de tais medicamentos.

Contribuições à consulta pública poderão ser submetidos até 3.6.2019, no site da Anvisa.

““Reprodução autorizada pelos editores da publicação Practical Law. Para mais informações acesse o site www.practicallaw.com ou entre em contato pelo telefone +44 (0)20 7542 6664“. 

 

NOVAS REGRAS PARA O LICENCIAMENTO SANITÁRIO DE FARMÁCIAS E DROGARIAS

Beatriz M.A. Camargo Kestener, Rubens Granja, Natássia Misae Ueno, César Santos Borlina e Leonardo Barboni Rosa, Kestener Granja e Vieira Advogados

Em 10.4.2019, a Anvisa publicou a Resolução nº 257/2019, que atualiza os procedimentos para obtenção da Autorização de Funcionamento (AFE) e da Autorização Especial (AE) de farmácias e drogarias. A matéria era regulada pela Resolução RDC nº 17/2013, que foi revogada.

Uma mudança notável diz respeito ao prazo de validade das autorizações. A Resolução revogada previa a renovação anual da AFE e AE. A nova Resolução não prevê mais o prazo de validade, e o estabelecimento deve apenas se manter em conformidade com os requisitos sanitários para manutenção de suas licenças. Autoridades sanitárias estaduais e/ou municipais serão responsáveis por realizar inspeções regularmente.

Outra novidade importante diz respeito ao prazo para que a Anvisa decida sobre um pedido de AFE ou AE. Nos termos da nova Resolução, se a Anvisa não publicar decisão num prazo de 30 dias, a AFE ou AE será concedida automaticamente.

“Reprodução autorizada pelos editores da publicação Practical Law. Para mais informações acesse o site www.practicallaw.com ou entre em contato pelo telefone +44 (0)20 7542 6664“. 

Publicações Relacionadas

KVTS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.