EMBALAGENS DE ALIMENTOS: MUDANÇAS À VISTA?

EMBALAGENS DE ALIMENTOS: MUDANÇAS À VISTA?

Em 28.11.2017, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou, por ampla maioria, o Projeto de Lei nº 489/2008, que pretende alterar o Decreto-Lei nº 986/1969 e instituir novas regras para a rotulagem de alimentos. O objetivo do Projeto é contribuir para uma mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros, combatendo o crescimento da obesidade e as doenças crônico-degenerativas decorrentes da alimentação inadequada.

O texto, de autoria do Senador Cristovam Buarque, prevê que os rótulos de alimentos comercializados no Brasil destaquem a presença de sódio, açúcares totais e gorduras saturadas por meio de selos de identificação nas cores verde, amarelo e vermelho.

De acordo com o Projeto¸ as cores dos selos serão determinadas pelos “padrões de alimentação saudável” e pelo “percentual do valor diário de referência”. Sugere-se, portanto, que as substâncias sejam destacadas em vermelho quando em níveis “não saudáveis”; em amarelo, quando em níveis “razoavelmente saudáveis”; e, em verde, quando em níveis “saudáveis”; níveis esses a serem definidos por regulamento.

O Projeto de Lei segue para a análise da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal para, em caso de parecer favorável, ser levado à votação em sessão Plenária.


Publicações Relacionadas

KVTS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.