DREI regulamenta a participação e a votação a distância em reuniões e assembleias de sociedades fechadas, limitadas e cooperativas

DREI regulamenta a participação e a votação a distância em reuniões e assembleias de sociedades fechadas, limitadas e cooperativas

Diante da pandemia de COVID-19 (“Coronavírus”) diversas medidas foram tomadas para minimizar os impactos econômicos e viabilizar o distanciamento social. Dentre elas está a Medida Provisória nº 931/2020 (“MP 931”), que dispõe sobre matérias societárias, tal como a possibilidade da participação e votação a distância em reunião ou assembleia.

Em respeito ao disposto na MP 931, em 14.4.2020, o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (“DREI”) publicou a Instrução Normativa nº 79, a qual estabelece, por exemplo, formas de realização de reunião ou assembleia de sócios a distância, requisitos para o sistema eletrônico a ser utilizado e conteúdo do boletim de voto a distância (“IN DREI 79”).

Dentre as principais medidas, a IN DREI 79 estabelece:

(a) a possibilidade de sociedades anônimas fechadas, limitadas e cooperativas realizarem reuniões e assembleias de forma semipresencial ou digital;

(b) a possibilidade de participação e votação a distância por meio de (i) boletim de voto a distância; e/ou (ii) atuação por sistema eletrônico;

(c) o arquivamento de todos os documentos relativos à reunião ou assembleia, bem como sua gravação integral, pelo prazo aplicável à ação que vise a anulá-la;

(d) os requisitos para a utilização de sistema eletrônico;

(e) os requisitos do boletim de voto a distância;

(f) a possibilidade de elaboração digital da ata da reunião ou assembleia; e

(g) a possibilidade de realização de reuniões ou assembleias presenciais, já convocadas e ainda não realizadas, em virtude das restrições decorrentes da pandemia do Coronavírus, de forma semipresencial ou digital, desde que todos os participantes se façam presentes ou declarem expressamente sua concordância.

O DREI esclarece, contudo, que as disposições da IN DREI 79 não são aplicáveis a reuniões e assembleias definidas como exclusivamente presenciais.

A disciplina dessas questões pelo DREI visa a minimizar os efeitos da pandemia do Coronavírus sobre o nível da atividade econômica, reduzindo os obstáculos para o exercício da atividade empresarial.

A equipe de Societário do Kestener, Granja & Vieira Advogados permanece à disposição para fornecer os esclarecimentos adicionais julgados necessários.

 

Fabio Alonso Vieira
Tel.: +55 11 3149-6111
fabio.vieira@kgvlaw.com.br

 

Este material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado isoladamente para a tomada de decisões. Aconselhamento legal específico poderá ser prestado por um dos nossos advogados. Direitos autorais são reservados ao Kestener, Granja & Vieira Advogados.

Publicações Relacionadas

KVTS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.