Anvisa aprova atualização nos requisitos para exames de análises clínicas

Anvisa aprova atualização nos requisitos para exames de análises clínicas

Formalmente iniciado em maio/2019, o processo regulatório para revisão da RDC nº 302, de 13.10.2005 (“RDC nº 302/2005”), que dispõe sobre o regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos, foi objeto de deliberação da Diretoria Colegiada (“DICOL”) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (“Anvisa”) durante a Reunião Ordinária Pública nº 6/2023, realizada em 3.5.2023.

Na ocasião, a DICOL aprovou a minuta final da resolução que substituirá a RDC nº 302/2005[1] e atualizará os requisitos técnico-sanitários para o regular funcionamento de laboratórios clínicos, e de outros serviços relacionados a exames de análises clínicas (“EAC”), ampliando o acesso da população à assistência à saúde.

Com o objetivo principal de se adequar aos avanços tecnológicos do setor, e revisar pontos anacrônicos da RDC nº 302/2005, a nova norma contempla uma série de inovações relacionadas aos EAC, cujo prazo para adequação será de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data de sua publicação oficial.

Dentre as inovações dispostas na nova norma, destaque-se:

  • Inclusão de laboratórios anatomopatológicos e de toxicologia nas atividades relacionadas aos EAC;
  • Possibilidade de realização, em caráter de triagem, de EAC em farmácias e consultórios – antes limitados aos testes de covid-19 e de glicemia;
  • Regulamentação quanto ao envio de material biológico para análise por laboratório clínico localizado no exterior;
  • Categorização dos serviços de saúde que realizam atividades relacionadas a EAC de acordo com a sua complexidade e infraestrutura necessária[2];
  • Atualização dos requisitos técnicos-sanitários relacionados à gestão da qualidade/do controle da qualidade de serviços de saúde;
  • Regulamentação da Central de Distribuição (“CD”) e delimitação de suas atividades, e
  • Implementação de requisitos referentes à contratação de atividades relacionadas à realização dos EAC.

Celebrada pelo setor de farmácias e drogarias, na medida em que amplia a lista de serviços permitidos em farmácias, o texto final da nova norma – a entrar em vigor em 1.8.2023 – deve ser oficialmente publicado pela Anvisa nos próximos dias, e promete representar um avanço importante na qualidade dos serviços de diagnósticos prestados aos cidadãos/pacientes.

[1]    Minuta Final DIRE3 SEI nº 2366857.

[2]    Serviço tipo I: farmácias e consultórios isolados; Serviço tipo II: postos de coleta, e Serviço tipo III: laboratórios clínicos, laboratórios de apoio e laboratórios de anatomia patológica.

Este material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado isoladamente para a tomada de decisões. Aconselhamento legal específico poderá ser prestado por um dos nossos advogados. Direitos autorais são reservados ao Kestener & Vieira Advogados.

Publicações Relacionadas

KVTS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.