Ações de correição em postos de vigilância sanitária: o que esperar após esses movimentos

Ações de correição em postos de vigilância sanitária: o que esperar após esses movimentos

Neste mês de março, a Anvisa iniciou ações de correição nos postos de vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras do país. No momento, essas ações estão ocorrendo na região Norte do país e, em seguida, serão iniciadas na região Sudeste, em Santos, Guarulhos e Campinas. O calendário dessas ações também inclui os estados do Espírito Santo e do Maranhão.

São medidas tomadas pela Corregedoria da Anvisa (“COGER”), responsável por verificar o cumprimento regular da atuação dos Servidores que fiscalizam os postos de vigilância sanitária, no intuito de prevenir riscos, falhas e irregularidades no exercício da atividade funcional destes agentes.

É esperado um maior contingente de Agentes Federais nos postos de controle e o recrudescimento de ações de fiscalização, notadamente após concluídas as ações de correição. Consequentemente, pode-se antever um aumento de medidas de natureza cautelar e punitiva contra empresas que desempenham atividades nesses locais, valendo citar o possível aumento de (i) Termos de Interdição; (ii) Notificações para cumprimento de Exigências; (iii) determinação de destruição de produtos com alegado desvio; (ii) Autos de Infração, entre outras medidas administrativas previstas em Lei.

Todas as ações de controle e fiscalização são fundamentais para se alcançar e garantir um ambiente regulatório seguro e fortalecido. De toda forma, as empresas reguladas precisarão seguir preparadas para responder e/ou impugnar assertivamente eventuais medidas administrativas a elas dirigidas.

 

Este material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado isoladamente para a tomada de decisões. Aconselhamento legal específico poderá ser prestado por um dos nossos advogados. Direitos autorais são reservados ao Kestener & Vieira Advogados.

Publicações Relacionadas

KVTS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.