Em 10.4.2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a Consulta Pública nº 327/2017, referente aos critérios e procedimentos para importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária não registrados no Brasil, o que deverá ocorrer exclusivamente quando os produtos forem destinados a casos excepcionais no âmbito de programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde (MS) no Sistema Único de Saúde (SUS).
A consulta apresenta proposta de resolução que busca regulamentar o procedimento de autorização da ANVISA para importação de produtos sem registro válido no Brasil, incluindo produtos imunobiológicos, inseticidas e insumos estratégicos que são comprados por meio de organizações multilaterais internacionais. A proposta de resolução em discussão estabelece alguns requisitos, tais como:
Além disso, a consulta estabelece que o MS deve desenvolver serviços públicos para fiscalizar o uso desses produtos importados, bem como para reportar à ANVISA eventuais reclamações técnicas e efeitos adversos.
Contribuições à consulta devem ser enviadas pelos interessados de 17.4 até 16.6.2017 por meio do website da ANVISA.
Fonte: Consulta Pública nº 327/2017.
“Reprodução autorizada pelos editores da publicação Practical Law. Para mais informações acesse o site www.practicallaw.com ou entre em contato pelo telefone +44 (0)20 7542 6664“.
request publication translated into English