ANVISA PUBLICA CONSULTA PÚBLICA SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE MEDICAMENTOS

ANVISA PUBLICA CONSULTA PÚBLICA SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE MEDICAMENTOS

Foi publicada na última sexta-feira, 17.2.2016, Consulta Pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (“Anvisa”) que visa a regulamentar a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (“SNCM”), definindo os mecanismos e procedimentos para rastreamento de medicamentos. A CP nº 311/2017 submete ao setor regulado proposta de Resolução RDC que substitui a atualmente vigente RDC nº 54/2013.

O SNCM foi criado pela Lei nº 11.903/2009 e tem por objetivo garantir a rastreabilidade de medicamentos, de modo a evitar falsificação e roubo de medicamentos, bem como trazer maior efetividade aos processos de recall.

Diante das inúmeras dificuldades e resistências encontradas durante seu processo de regulamentação, em setembro passado a Anvisa havia decidido por adiar, por tempo indeterminado, a implantação do SNCM. Contudo, por determinação da Lei nº 13.410/2016 (promulgada em 28.12.2016), a Anvisa recebeu prazo de quatro meses para regular o SNCM e de três anos para sua implantação final, o que levou à publicação da CP nº 311/2017.

O texto submetido a CP prevê, entre outros aspectos, a obrigação do detentor do registro de inserir código de barras bidimensional (DataMatrix) em cada embalagem de medicamento. Além disso, segundo o texto apresentado, cada membro da cadeia de movimentação de medicamentos deverá comunicar a um banco de dados central todas as operações relacionadas ao medicamento.

As contribuições à CP poderão ser enviadas à Anvisa até 17.3.2017, por meio de formulário eletrônico específico disponibilizado em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=30286

A equipe de Life Sciences do Kestener, Granja & Vieira Advogados permanece à disposição para fornecer os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Este material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado isoladamente para a tomada de decisões. Aconselhamento legal específico poderá ser prestado por um dos nossos advogados. Direitos autorais são reservados ao Kestener, Granja & Vieira Advogados.


Publicações Relacionadas

KVTS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.