INFORME KGV | LIFE SCIENCES JANEIRO 2019

INFORME KGV | LIFE SCIENCES JANEIRO 2019

ANVISA ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE DISPOSITIVOS MÉDICOS DE USO ÚNICO OU REUTILIZÁVEIS

 

Em 8 de janeiro de 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Consulta Pública nº 584/2018, propondo uma resolução específica com o objetivo de estabelecer uma nova classificação para dispositivos médicos de uso único e reutilizáveis.

 

Atualmente, dispositivos médicos de uso único e reutilizáveis são regulamentados pela Resolução RDC nº 156/2006, que dispõe sobre o procedimento de registro, sobre a rotulagem, e requisitos de reprocessamento de produtos médicos, e pela Resolução RE nº 2.605/2006, que estabelece a lista de dispositivos médicos de uso único.

 

Aspectos centrais introduzidos pela resolução proposta incluem:

 

  • Exigir do detentor do registro que classifique, sob uma justificação técnica, o produto como reutilizável ou de uso único;
  • Permitir que os prestadores de serviços de saúde reprocessem produtos para outras empresas (contudo, a comercialização de produtos reprocessados continuará a ser proibida);
  • Imputar aos prestadores de serviços de saúde e na empresa de reprocessamento a responsabilidade pela segurança do dispositivo médico reprocessado (a regulamentação atual considera apenas o prestador de serviço de saúde como responsável);
  • Simplificar a rotulagem dos dispositivos médicos de uso único e reutilizáveis.

 

Contribuições à Consulta Pública podem ser enviadas até 9 de março de 2019, por meio do site da Anvisa.

 

“Reprodução autorizada pelos editores da publicação Practical Law. Para mais informações acesse o site www.practicallaw.com ou entre em contato pelo telefone +44 (0)20 7542 6664“. 

 

 

RESTABELECIDAS RESTRIÇÕES À TERCEIRIZAÇÃO DE CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO REGULATÓRIO

 

Beatriz M.A. Camargo Kestener, Rubens Granja, Natássia Misae Ueno, César Santos Borlina e Leonardo Barboni Rosa

 

Em 18 de dezembro de 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução RDC nº 257/2018, que suspende algumas das alterações sobre regras de terceirização de controle de qualidade que foram introduzidas pela Resolução RDC nº 234/2018 em 25 de junho de 2018.

 

A Resolução RDC nº 234/2018 revogou uma série de importantes restrições à terceirização por parte de fabricantes e importadores de medicamentos (conforme o informativo “Novas regras sobre terceirização de produção de controle de qualidade”). Uma das possibilidades introduzidas pela RDC nº 234/2018 foi a terceirização do controle de qualidade de medicamentos importados.

 

Contudo, a Resolução RDC nº 257/2018 restabelece essa restrição: importadores estão novamente obrigados a realizar, internamente, os testes de controle de qualidade. De acordo com a nova Resolução, essa suspensão será mantida por dois anos e é necessária para a realização de análise de impacto regulatório sobre as alterações introduzidas pela Resolução RDC nº 234/2018 sobre os medicamentos importados.

 

“Reprodução autorizada pelos editores da publicação Practical Law. Para mais informações acesse o site www.practicallaw.com ou entre em contato pelo telefone +44 (0)20 7542 6664“. 

Publicações Relacionadas

KVTS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.